Há 32 anos, esse filme da Disney que fez história em 1989
|

Há 32 anos, esse filme da Disney que fez história em 1989

Há 32 anos, a Disney conquistou um feito inédito ao ver um de seus filmes indicado ao Oscar de Melhor Filme.

É importante trazer um pouco de histórico. Em 1992, a categoria de Melhor Filme de Animação ainda não existia no Oscar. O primeiro longa-metragem animado a receber uma indicação para Melhor Filme foi um dos icônicos clássicos da Disney: A Bela e a Fera.

A Bela e a Fera alcançou um impressionante faturamento de mais de 424 milhões de dólares ao redor do globo. Essa obra é uma adaptação do conto de fadas escrito por Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, explorando a vida de Bela, uma jovem que reside em um pequeno vilarejo francês, mas anseia por aventuras além de sua rotina. Sua vida transforma-se drasticamente quando decide ocupar o lugar de seu pai, sequestrado por uma fera em um castelo afastado.

Até hoje, apenas três animações conseguiram a mesma honra de A Bela e a Fera. Up: Altas Aventuras obteve a indicação em 2010, Toy Story 3 em 2011, e Viva – A Vida é Uma Festa em 2018.

Embora A Bela e a Fera tenha sido indicada, a estatueta escapou. O prêmio naquela edição foi para O Silêncio dos Inocentes, um aclamado suspense com performances notáveis de Jodie Foster e Anthony Hopkins.

Esse filme é um marco da era de ouro da Disney. Após enfrentar uma crise, o estúdio se reergueu no final da década de 1980, especialmente com o sucesso de A Pequena Sereia (1989), que recebeu aclamação tanto da crítica quanto do público. A Bela e a Fera foi indicada a cinco Oscars e conquistou duas vitórias: Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *